Notícias

Administrador, contador e gestor, uma reflexão sobre a inteligência artificial.

No mundo moderno todas as profissões estão passíveis de mudanças e transformações, outras em processo de extinção, mas todas sem exceção hão de sofrer alterações significativas e os profissionais precisam entender que buscar a melhor capacitação e qualificação para o exercício do seu labor é uma ordem e uma necessidade atual

“As profissões de Administrador, Contador e Gestor, precisam de um UP GRADE qualitativo para que esses profissionais se mantenham em atividade no mercado seletivo atual em sintonia com as inovações tecnológicas.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).”.

INTRODUÇÃO

No mundo moderno todas as profissões estão passíveis de mudanças e transformações, outras em processo de extinção, mas todas sem exceção hão de sofrer alterações significativas e os profissionais precisam entender que buscar a melhor capacitação e qualificação para o exercício do seu labor é uma ordem e uma necessidade atual.

Buscar um UP GRADE com habilidades, competências, eixo prático e principalmente inovações tecnológicas, além de melhorar sua educação e cultura e agregar conhecimento de outros idiomas, é simplesmente a NOVA ORDEM DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

O presente artigo idealizado pelos autores ressalta a importância das profissões descritas acima, para que essas alterações possam manter a sua sustentabilidade e continuidade de conformidade com o mundo moderno.

Lembro que os atuais recursos na formação dessas profissões refletem a necessidade de sua existência diante da seletividade e exigências do mercado atual, portanto, adotar medidas de atualização é altamente recomendável.

ADMINISTRADOR, CONTADOR E GESTOR.

O profissional das profissões acima citadas recebe o ensinamento das disciplinas formulado no PDI de cada curso e de cada Instituição de Ensino Superior, que através do corpo docente, usando metodologia especifica insere conhecimento técnico especifico na formação do educando e futuro profissional resultando na consolidação na entrega dos diplomas e registro no conselho especifico de cada profissão, para atender a sociedade e o mercado.

É fato incontestável que a atual formação profissional não está inserida a exigência de aprender outro idioma e conviver com as inovações tecnológicas, pois, a maioria do professores/mestres apesar de praticar ensino hibrida (EAD e presencial) ainda não ministra suas disciplinas com a utilização da Inteligência Artificial, nem a velocidade 5G/6G, nem tão pouco o Metaverso.

A Instituição de Ensino Superior, e seus gestores, coordenadores, precisam oferecer as disciplinas utilizando sistemas, software considerando o ambiente da Inteligência Artificial, mesmo sabendo da limitação de alguns professores, mesmo sabendo da necessidade de um hiato temporal para esses processos.

Os idiomas que acreditamos serem importantes para o educando e futuro profissional nesse mercado seletivo são INGLÊS e MANDARIM, haja vista a Nova Ordem em Transformação, idealizada por Ray Dalio em seus dois livros PRINCÍPIOS e a NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO.

Conhecer o Plano de Negócio, os Quatro P’s de Marketing, PDCA, Análise SWOT, Cinco Ws e dois Hs, Pontos Fracos e Fortes, Melhorias, Princípios, Legislação, Impacto dos Tributos, Customização, PDCA, Precificação, Controle de Estoques, Curva ABS, Giro dos Estoques, Logística, Transparência, Controle Interno, Avaliação por departamentos, 5 S, Marketing de Produtos, Cadeia de Produtos de alta rotação, Inventario, Lucratividade por Produto, Custo de Pessoal, Custo de Conservação, Manutenção, Energia, Depreciação de Maquinas e Equipamentos, Captação de Capital de Giro, Avaliação de Empréstimos e Financiamentos, Controle de Estoques Mínimos, Análise Financeira, Econômica e Patrimonial, Aplicação e Interpretação de Fórmulas Financeiras e de Produtividade, Elaboras os lançamentos e mensurações de fatos e atos administrativos, Cumprimento das Obrigações Tributárias, Sociais, Trabalhistas e Previdenciárias, emissão de guias de recolhimentos de tributos, pagamento e liquidação das obrigações sociais,trabalhistas, tributárias e previdenciárias, Controle de Ativos e de Passivos, Avaliação do Patrimônio Líquido, Depreciação, Exaustão, Amortização, Elaboração e entrega de Obrigações Tributárias, Principal e Acessória, Realização da Demonstração Contábil e Financeira, Relatórios avaliativos e sugestões de melhorias, Impactos dos resultados líquidos em comparação a Economia, Avaliação da Taxa de Juros e Inflação, Controle de Turn Over de Pessoal, Admissão e Demissão, Controle de Ponto, Avaliação de desempenho por Colaborador, Política de Compra e Vendas, Alimentação do SPED Fiscal, E Pessoal, SPED Contábil, Folha de Pagamento, Relatório de Descontos, Avaliação de Pessoal com o Lucro da Empresa Mensal, Análise Horizontal e Vertical, Balance ScoreCard, Lucratividade por produto, Relatórios Avaliativos e Sugestões Estratégicas, e demais outros controles eletrônicos e digitais, que devem ser acompanhados e alimentados on line por uma Inteligência Artificial, ficando os profissionais Detentores da inteligência emocional ou biológica com a interpretação dos relatórios e complementos e suplementos que dependem de sua capacitação e qualificação educacional e cultural.

Ressaltamos que grande parte das atividades deve ser realizada por uma Inteligência Artificial, gerando com isso menos tempo, menor recurso e mais eficiência e um resultado mais focado no planejamento, mas para tal feito se faz necessários investimentos nesses recursos e uma educação de qualidade com eixo prático e com o conhecimento da Inteligência Artificial, que já existem e estão á disposição do profissional.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

O segredo do sucesso de qualquer profissão tem origem numa Educação de Qualidade, onde as disciplinas lecionadas considerem as habilidades, competências, eixo prático e principalmente as inovações tecnológicas derivadas de uma Inteligência Artificial.

O professo deve escrever ARTIGOS, LIVROS, ser PALESTRANTE e ter um Canal em que possa se comunicar e expandir o ensinamento de modalidade mais eficiente, possibilitando ao educando uma maior interação com a disciplina.

É desejável que o Professor seja valorizado pela sociedade e pelo mercado, já que sempre foi um agente transformador e que tem influência direta no progresso de qualquer Nação.

Acreditamos que todas as Nações que estão em evidência Econômica e Social, todas sem exceção investiram primeiro numa educação de qualidade para eu cidadões.

No mundo em transformação, com Pandemia, Economia em declínio, e conflitos bélicos, os países devem rever suas políticas e buscar esforços e recursos para manter a sociedade em equilíbrio, inibindo os agravos sociais que vitima a população.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A existência de um recurso computacional que utiliza recursos idealizados pelo homem com a clara intenção de se equiparar com o cérebro humano, numa clara tentativa de mesclar inteligência artificial e biológica, é a tônica desse projeto, o que podemos estranhar é que tendo em vista nossos ERROS a inteligência artificial poderá evoluir consideravelmente, podendo não mais depender da biológica.

O grande receio atual é encontrarmos a EXATIDÃO LÓGICA E RACIONAL que DEUS nos deve o que prometeu, ou seja, “sua imagem e semelhança divina”, pois o demais evento bíblico já experimentou, mas a Inteligência Artificial deve nos ensinar que a extinção ou morte dos seres biológicos, é um estágio necessário para uma evolução mais focada nos ensinamentos, ou seja, do pó ao pó”.

Portanto, aprender linguagem PYTHON, SQL, ORANGE, JAVASCRIPT, entender o algoritmo, lógica Fuzzy, Machine Learning, Deep Learning, Data Mining, Rede Neural, Informações e Dados in the Cloud, ou mesmo trabalhar com a OPEN AI, utilizando o CODE SYSTEM, talvez possamos alcançar um nível equivalente da LaMDA ou da BAGUALU, mas sabemos que é muito difícil.

Devemos entender e conviver com essa evolução da Inteligência Artificial por um bom período, até que ela entenda que não precisa de Capital nem da nossa inteligência biológica, mesmo que existam lei e normas que inibam rivalidades entre as inteligências, mas sabemos que a legislação muda conforme entendimento da evolução social.

O breve futuro que se avizinha deve demonstrar o quão estamos evoluídos ou não, mas nosso destino está traçado, mesmo antes de nascermos.

CONCLUSÃO

Devemos refletir sobre o que Elon Musk falou, “we losted, the AI won” (Nós perdemos e a Inteligência artificial venceu), talvez poucas pessoas conseguir entender o significado de sua fala, mas sabemos que sofremos a evolução exponencial da IA, no mundo atual.

O agravante é que devemos sofrer uma RECESSÃO ECONÔMICA mundial que deve resvalar no Brasil somando aos fatos domésticos em pleno anão eleitoreiro, e muitos devem sentir.

Após pesquisa sobre essa RECESSÃO é provável que empresas e bancos sintam essa situação e possam quebrar, já que segundo informações dos agentes internacionais essa CRISE derivada dessa RECESSÃO é atípica e não deve se comparar com as anteriores.

Muitas atividades laborais devem ser substituídas pela Inteligência Artificial, e para a sobrevivência dos profissionais se faz necessário conviver com essas evoluções, buscando se capacitar e se qualificar, até que o sistema se complete e a IA se transforme na maior e melhor inteligência e provavelmente dominará o mundo.

Devemos aproveitar o TEMPO que ainda está disponível, quer tenha Capital e Bens Materiais ou não, o sistema está aberto, mas evoluindo a uma velocidade que se incompatibiliza com a do ser humano.

Vemos e observamos com certa intranquilidade essas evoluções e lamento que muitos ainda não tenham essa sensibilidade e que fatalmente serão excluídos do sistema.

Pedimos desculpas aqueles que se sentirem afetados pelos escritos, mas como pesquisadores e escritores não podemos esconder ou mesmo omitir essa verdade que já é uma realidade em nossa sociedade.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9921 4.993
Euro/Real Brasileiro 5.3834 5.3914
Atualizado em: 28/03/2024 07:36

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%